Por Que Nos Sentimos Vazios e o Que Fazer

 

Se você se sente vazio é porque julga que deveria estar se sentindo preenchido. Óbvio demais, não é mesmo? Pois é, o que não é óbvio é o que o leva a se sentir vazio. Porém, de modo bem simplista, se me sinto vazio é porque o que tenho feito não me traz satisfação, traga talvez algum alívio. Sabe aquela percepção de que estou empurrando a vida com a barriga, cumprindo estritamente obrigações para evitar ser criticado ou mesmo punido? Então. Isso significa que você pode estar muito mais fazendo o que lhe pedem ou obrigam do que pondo em prática seus objetivos e até mesmo esteja deixando de lado suas necessidades. Igualmente, é possível que isso ocorra porque você quer a todo custo agradar os outros ou evitar ser visto como uma pessoa sem atrativos. Portanto, um alerta: na maioria das vezes nos vemos sem atrativos em consequência de nossos pensamentos. Eles estão nos levando a acreditar nisso. Confira mais sobre o assunto: https://www.cogniativo.com.br/2021/01/o-que-sao-os-pensamentos-automaticos.html

É fato que eu devo cumprir com minhas atribuições em um emprego, do contrário posso levar uma bronca do meu superior ou de meus clientes e até ser demitido. Tal como, é necessário ter disciplina ao começar um hobby, que pode ser escrever, tocar um instrumento ou mesmo pedalar, pois, se não levo a sério dado hobby, corro o risco de parar no meio do caminho ao me deparar com o menor obstáculo. Por outro lado, preciso priorizar meus verdadeiros desejos e satisfazer minhas necessidades, independente da opinião alheia ou minhas crenças distorcidas. Leia mais em:  https://www.cogniativo.com.br/2021/02/a-imunidade-social-e-o-erro-de-ouvir.html

Talvez por uma mania de perfeccionismo, deixamos de lado aquilo que tanto queremos, terminamos por sempre, sempre realizar coisas que nos trazem baixa satisfação - ou insatisfação. Contudo, se se tratar de iniciar uma caminhada à mudança, começar a partir daquilo que me oferece menos risco e maior probabilidade de sucesso é o ideal. Agora, passar a vida inteira evitando pôr em prática seus sonhos, os trocando por coisas que pouco  significado trazem, se exige reflexão sobre isso. Ainda mais se esse pensamento-comportamento apenas lhe traz a sensação de vazio. 

Isso ocorre porque o risco de errar é também consequentemente menor, você se sente menos inseguro, ao menos momentaneamente. O problema é que a satisfação também será menor ou nula, ou pior: você ficará com raiva de si mesmo por não ter tentado, se sentindo culpado por estar levando uma vida vazia, sem o "seu" sentido. Sim, a vida está aí para nós darmos sentido a ela. De outro modo, seríamos escravizados com seu destino já a nós impostos.

Sendo assim, será que não nos escravizamos exatamente por temer dar nosso sentido a ela? Ah, André, mas isso é bobagem, há pessoas que seguiram exatamente o que os pais impuseram a elas e elas são felizes. Está aí outro erro: pensar pelo outro, mais especificamente, a distorção cognitiva denominada leitura mental, achar que sabemos o que o outro pensa - e consequentemente sente. Você saberá mais em: https://www.cogniativo.com.br/2021/01/voce-acha-que-sabe-o-que-o-outro-pensa.html

 Julgar que fulano ou sicrano são felizes baseado no que nós percebemos da vida dele é sinal de que estamos fadados à frustração. Não temos condições de viver o que o outro vive, sentir o que ele sente para saber se de fato ele é feliz. E junto disso vem outro erro: o de nos compararmos com os outros. Se sicrano é feliz levando aquela vida, ótimo, a questão é que você não está feliz, está se sentindo vazio. Correto?

Desse modo, temos aqui duas coisas que nos fazem procrastinar e não iniciar nossos projetos de vida que darão nosso sentido à vida ou novo sentido à vida após insucessos ou perdas: o perfeccionismo e a comparação (sendo que esta última está intimamente ligada ao perfeccionismo) com a vida alheia. Como diz o clichê: se compare consigo mesmo, analise se você hoje está melhor do que na semana passada. E tente fazer o melhor dentro dos seus limites para progredir, sabendo que pode e deve melhorar com os erros em vez de desistir por causa deles. E leve em conta também que não somos capazes de manter uma linha progressiva de melhoria. Haverá períodos de menor produtividade, de estagnação ou até mesmo involução. Se perdoe por esses períodos e se volte para seus objetivos. A não ser após muito tempo e tentativas frustradas, deve-se analisar definitivamente o ponto em que se está falhando. Se houver mais sofrimento do que satisfação nesse projeto é hora de partir para outro. Mas, uma coisa é começar algo e parar no meio do caminho preocupado se ele está sendo executado com perfeição ou como os outros irão julgar (ainda que você tenha planejado tudo e identificado suas habilidades e pontos fracos); outra, é desistir para conseguir melhorar e alcançar seus objetivos a partir de nova tentativa.

O que se deve fazer?

Divida seu sentido para sua vida em sonhos, metas e passos. O que você quer realizar? Como conseguir isso semana após semana? Quais estratégias no dia a dia para o realizar?

Geralmente esperamos um resultado imediato, como que por mágica. Isso não ocorre, embora a mídia nos faça essa promessa. Cuidado.

E se a sensação de vazio envolver o luto, a perda?

Nesses casos é bom não a evitar, principalmente no início. E se a sensação de vazio ocorre por conta de acontecimentos pontuais, certamente ela desaparecerá com o tempo. Já, se ela estiver relacionada à sua visão de mundo e esses acontecimentos apenas a pioraram é bom procurar ajuda.

E se eu tentar e der tudo errado?

Bom, nada dá errado por completo, falhamos mais aqui ou acolá. Há o que se aproveitar adiante em um novo projeto. Além de que, você verá que a sensação de vazio dará lugar ao pensamento de “eu tentei e sei que, se fizer assim agora, posso conseguir da próxima vez”.

 Não custa lembrar que o texto é somente uma singela demonstração de que sempre há uma saída para nossos problemas, sempre; porém, para de fato se efetuar mudanças profundas é necessário a ajuda de um profissional.

Imagem: https://www.mulherdigital.com/8-motivos-para-o-sentimento-de-vazio-interior/

 


Comentários

  1. Verdade André! Se estamos nos sentindo vazios, é o momento de refletirmos quais são nossos objetivos, traçar metas e começar a agir. Claro que no começo pode ser difícil, mas a partir do momento que vc habitua a agir com constância e determinação, vc a cada dia passa a estar mais próximo do seu ideal e consequentemente estará mais feliz e realizado consigo mesmo. Não nos deixar abater é fundamental; persistir sempre! O resultado com certeza virá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ju. Seus comentários não são apenas comentários, além de certeiros, significam complementos dos textos, contribuições com eles.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas