Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

 

Você custou a ficar livre daquela relação tóxica, que o deixava muito infeliz, apesar de todos seus esforços para refazer a relação e continuar.  Pois bem, embora houvesse a necessidade ou o objetivo de seguir em frente sozinho, você de vez em quando sente falta ou, no mais velho e bom português brasileiro, saudade daquela pessoa. Por quê? Para responder essa pergunta, alguns fatores devem ser levados em consideração.

para ler mais sobre autoconhecimento, acesse: https://www.cogniativo.com.br/2020/11/as-armadilhas-da-nossa-mente.html

De alguma maneira, ainda que tenhamos nos relacionado com alguém que nos causasse mal, essa pessoa nos preenchia. Fosse devido à nossa baixa autoestima (pensar que se não aceitar qualquer pessoa, acabará sozinho, e ficar sozinho ser sinônimo de fracasso), fosse porque estávamos apaixonados e não conseguíamos enxergar os defeitos que sobrepunham às qualidades daquela pessoa, ainda assim, nos sentíamos bem ou muito bem em alguns raros momentos, e, quem sabe, tínhamos a esperança de que as coisas mudassem.

É desses momentos, e não da pessoa em si, que você sente saudade. Por isso mesmo fique atento ao procurar um novo alguém. Não é de uma pessoa como aquela de que você precisa, mas, sim, você quer alguém que lhe proporcione aqueles bons momentos, porém com uma diferença: sem as más atitudes que vinham no pacote.

E, para não cair novamente nessa armadilha, é bom levar em conta outro fator, o de que produzimos hormônios e neurotransmissores que são essenciais para construirmos nossas relações, para as sustentar. Essas substâncias se intensificam quando de fato amamos alguém. Com o passar dos dias, elas são habitualmente processadas mais velozmente pelo nosso corpo, o que o leva a “viciar” nessas doses elevadas, consequentemente no convívio com a pessoa.

O problema é que se a pessoa lhe faz algo ruim e você tem de terminar tudo ou ela simplesmente deixa uma mensagem no WhatsApp e repentinamente desaparece, seu organismo entra em colapso. Seu corpo não está pronto para essa quebra brusca na produção de sua dose de hormônios e neurotransmissores, uma vez que são eles que proporcionavam sua porção de bem-estar. Dessa forma, isso o faz procurar alguém que substitua essa fonte de bem-estar, o faz sentir saudade até de quem lhe fez mal.

Mas é bom se cuidar e se autoconhecer durante esse período sozinho, visto que pode ser que leve muito tempo para que o corpo se readapte, sem contar que você deve estar mais maduro para e ao encontrar uma nova pessoa  para isso mesmo: produzir aquelas mesmas substâncias.

Seu Corpo Sente Como se Estivesse em Abstinência de Alguma Droga

Num primeiro momento após o rompimento, você se sente irritado, tem insônia, elevação no hormônio do estresse, o cortisol, e um mal-estar geral. Isso tudo, ainda que em menor grau, se assemelha aos sintomas da abstinência de alguma droga.

O Lado Bom da Saudade

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Southampton, a saudade desempenha a função de uma “resposta imunológica psicológica”. Ela se origina nos momentos de nossos problemas e é fundamental para nos proporcionar o sentimento de auto continuidade, além de nos auxiliar na concepção de um sentido para a vida ao mesmo tempo que nos conecta com o passado a fim de um melhor entendimento do presente.

O Que Fazer ao Sentir Saudade?

Apesar de elementar, a maneira mais viável de lidar com a saudade é procurar se distrair. Distrair-se com atividades que causem a sensação de conforto e satisfação que aquela pessoa fazia originar em você.

Referências

CALABREZ, Pedro. Projeto Autoconhecimento e Transformação. Neurovox.academy, 2021.

MARASCIULO, Marília. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/11/saudade-o-que-ciencia-sabe-sobre-o-sentimento.html. Acesso 23 jan 2021.

 Imagem: Disponível em: https://www.gotasdepaz.com.br/52474-2/. Acesso 23 jan 2021

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas