As Armadilhas da Nossa Mente

 

Pedro Calabrez descreve algumas das armadilhas da nossa mente que impedem nosso crescimento. 

O não autoconhecimento é a primeira delas, e diz respeito ao não saber o motivo de se agir como se age, se sentir como se sente. A arrogância vem em seguida, que é o achar que já se sabe algo por simplesmente viver aquilo, por exemplo, julgar que se sabe sobre o lado psicológico do comportamento dos filhos por ter filhos.

A ignorância, a desinformação e o anticonhecimento vêm em seguida, que é ter acesso à informação, mas não ser capaz de a transformar em conhecimento e viver esse conhecimento para ser mais feliz. A lógica de projetos pontuais é outra armadilha, pois para alcançar o crescimento pleno é preciso um projeto de vida consistente e em longo prazo. Em quinto, vem a procrastinação e suas causas. Algumas de suas raízes são as expectativas negativas, que somadas à mentalidade fixa — nada vai mudar mesmo  resulta no ansioso procrastinador, que teme realizar algo.

Dentro da procrastinação também temos o nível de energia e engajamento como primordiais para evitá-la, mas tendemos a confundir a motivação com algo que deve sempre ser prazeroso, a não diferenciar entre prazer constante e felicidade. Ainda temos a impulsividade como mantenedora da procrastinação, uma vez que para começar algo e terminar é preciso constância, porém o impulsivo começa algo quando sente impulso para aquilo, e nossa vida tem altos e baixos. E por fim vem o perfeccionismo (sobre o qual escrevi um artigo inteiro nesse blog) e que nos paralisa em vez de motivar a fazer algo, pois queremos esse algo perfeito, sofremos por isso e nunca alcançamos a meta, sempre a deixamos para amanhã.

Referência

CALABREZ, Pedro. As Armadilhas da Mente. NeurovoxAcademy. https://www.neurovox.academy/cpl1-armadilhasacesso em 02 de nov de 2020.

Imagem: Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas