Você Acha Que Sabe o Que o Outro Pensa Sobre Você?


A Leitura Mental e os Conflitos nas Relações

A leitura mental é uma distorção cognitiva na qual pressupomos saber o que o outro está pensando sobre nós, não levando em conta outras possibilidades. E, de um modo geral, presumimos que estão pensando mal de nós. Desse modo, você acredita cegamente em algo que os outros estão pensando sobre você, mas sem evidências para isso, ou seja, nada que realmente comprove isso.

Por exemplo, um amigo passou apressadamente por você e não te devolveu o cumprimento. Você conclui que o pensamento – sentimento – dele é o de que está magoado com você, não quer saber mais de amizade com você. Você chega em casa, e seu marido lhe oferece um cumprimento meio seco, frio. Você imediatamente traduz esse cumprimento por um pensamento dele, de que ele está com raiva de você. Mas você está cansada e vai tomar banho. Contudo, fica remoendo o motivo daquele tratamento dele. Depois, vocês vão comer alguma coisa, e ele está em silêncio, você pensa: “Ele está a fim de terminar, mas não consegue falar”. Pode chegar ao ponto de esbravejar consigo mesma: “Quem é 'essazinha'?” E o trata na mesma moeda, e o final, você já sabe.

Embora seja um tipo de distorção comum e não se restrinja ao relacionamento do casal ou amizades, extrapole para todas as áreas da vida, se ela é frequente e causa sofrimento e prejuízos, pois o deixa ansioso, inseguro e, por vezes, agressivo, é bom levar em consideração alguns pontos.

Uma coisa é prever a atitude ou fala do outro por meio de suas expressões e comportamentos que sempre dão em determinada fala ou atitude, pois essas expressões e comportamentos são frequentes; outra é ler realmente seus pensamentos. O problema é que previsões são falhas e relações saudáveis exigem fatos e comunicação clara.

Saiba que, a não ser na ficção, ninguém lê os pensamentos de ninguém, ou seja, para saber o que o outro está pensando, só perguntando.

Reflita que muitas vezes as pessoas sequer estão pensando algo a seu respeito, a opinião que você julga que elas têm sobre você, na realidade é sua.

E, afinal, o que de pior pode lhe acontecer se alguém (principalmente com quem você nem possui intimidade) pensa algo ruim sobre você? Apesar de perturbador pressupor que pensam mal de nós, o pensamento por si só não pode nos afetar.

Imagem: https://www.flaviohastenreiter.com/distorcoes-cognitivas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas