Devo permitir que meu parceiro tenha acesso ao meu celular?

Essa pergunta é feita, em grande parte, por aquela pessoa que se sente invadida em sua privacidade, seja namorado, noiva ou esposa. E tal atitude é apoiada por um monte de gente com a autoestima baixa, com sentimento de inferioridade e desconfiada. Essas pessoas enxergam no celular uma maneira prática de tentar controlar o outro enquanto reduz sua ansiedade causada pelo medo da perda do parceiro. Como dizem por aí, o ciúme saudável. Que de saudável não tem nada.

Ah, André, mas o celular facilita a traição! O que facilita a traição é nos mantermos numa relação que já esfriou por falta de investimentos de uma das partes ou de ambas as partes. Vale também estar com uma pessoa pouco confiável (e que até deixou claro esse “defeito”) por medo de ficar sozinho. Esse medo de perder o outro ou de ficar sozinho provavelmente vem lá da sua infância. Pais que eram frios e distantes, ou mesmo negligentes, fazem com que haja na criança uma sensação horrível de rejeição e abandono.

É compreensível, mas agora você é (ou deveria ser) um adulto ou adulta. É muito bem capaz de não ter as mesmas atitudes de quando criança ao sentir as mesmas emoções daquela época. É capaz de lidar com seu esquema de abandono e instabilidade e não passar a cobrar a conta de seu parceiro, exigir dele o que você desejava ter recebido dos seus pais. Isso é um erro, meus caros.

Pegar o celular do outro e vasculhar, mesmo que combinado, é um grave erro. Você (ou seu parceiro) deveria ter maturidade suficiente para ser honesto e dizer que há alguém inconveniente em certa rede social o flertando.  E mais ainda, ser honesto em comunicar que sentiu que há alguma coisa faltando na relação, uma vez que se sentiu bem com tal investida daquela pessoa.

Concordo que temos pessoas menos propensas a compromisso a dois, que quem deseja trair, trai e pronto, que tenhamos dificuldades em lidar com nossas carências mais infantis e as confundimos com nossas necessidades de adulto. Contudo, não será permitindo acesso ao seu celular pelo seu parceiro ou vice-versa que a relação estará imune à traição. Pelo contrário, qualquer suspeita será causa de grandes brigas, de separação.

Então devo fechar os olhos para tudo? Não, apenas abri-los para o que realmente acontece agora. A relação está boa? Então continuem se empenhando para que continue assim. Não está boa? Vasculhe meios de se tornar mais seguro, pelo menos melhore sua autoestima, sua capacidade de enfrentar problemas e de se regular emocionalmente.

Por fim, responda: como seria sua relação se não existisse o celular? Você confiaria em seu parceiro ou teria outros motivos para se preocupar? 


Texto: André Claro

Imagem: Freepik

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas