Os Objetivos Finais do Comportamento Humano são Ganhar e Evitar Perder?

Nós sempre estaremos nos comportando basicamente para ganhar ou evitar perder. Nosso comportamento tem essas funções. Ganhar está atrelado ao prazer, já perder é desconfortável e pode estar ligado ao perigo, risco de vida. Mas há que se fazer considerações. 

Se alguém me diz que a finalidade do sexo é reproduzir, digo que a finalidade do sexo, principalmente atualmente, é ter prazer. Pois, se sua finalidade fosse meramente reproduzir, como ficaria quem não pode ter filhos? Tá, isso não é argumento para dizer que o prazer é o objetivo do sexo? Se fazer sexo doesse para todo ser humano, estaríamos extintos. E assim, ao se aceitar que reproduzir é a finalidade do sexo, esquecemos de que a finalidade de ter filhos é ter prazer com a vinda desse filho, não é estar infeliz, ter desconforto ou sofrer por conta dele. No final das contas, no continuum inseparável da vida, devemos mais ganhar do que perder. O contrário pode representar nosso fim. Então, no mínimo, o produto final do sexo é conceber um ser que fará minha vida ser menos vazia. Vamos para outra questão que nos dá prazer, comer.

Qual a finalidade de se alimentar, comer? Sobreviver, certo? Tá, sobreviver com que finalidade? Sofrer? Não, estar vivo para viver da melhor forma possível, reproduzir, estar bem com a familia, amigos, no trabalho e nos estudos, ou seja, ter ganhos, prazer ou evitar o desconforto. Mesmo quem diz que ajuda o outro sem interesse, seu interesse se confunde com ser visto como alguém bom, reconhecido pelo bem que propaga ou simplesmente evitar de ser criticado (por quando poder fazer algo por alguém e não o faz). Ou ainda tentar recompensar uma baixa autoestima. Afinal, há quem faça algo sem interesse? Por que você lê esse texto? Pra sentir desconforto? Não me refiro ao interesse como algo atrelado a ser aproveitador ou interesseiro. Não. Até porque não faria sentido. 

Claro que a finalidade da vida não deve ser medida apenas sob esse aspecto dicotômico, quase maniqueísta, mas isso também resume bem o ser humano maduro, que não vive apenas em busca do que lhe agrada, do que é prazeroso ou vive a todo custo tentando evitar o desconforto ou o sofrimento. Aceita que muitas vezes irá perder ou deixar de ganhar. Aceita o que não é gostoso, pois o prazer sempre como finalidade é perigoso, a privação de prazer, daquela comida gostosa pode significar evitar quilos a mais, diabetes, doenças do coração e por aí vai. 

Portanto, se por um lado a função do nosso comportamento é ganhar ou evitar perder, por outro é preciso "domesticar" o desejo de ganhar e ter tolerância à frustração ao perder. Como? Naturalizando o desconforto de perder, ao não evitá-lo, e sabendo que ganhar pode trazer prazer, mas nem sempre sem consequências ruins.

Imagem: https://www.jornaldoreboucas.com.br/ganhar-ou-perder-eis-a-questao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas