Por que você não consegue dizer que se ama ou ser amado de verdade?

 


Já parou para pensar quantas vezes você conseguiu expressar seu amor para o outro, sendo que para si mesmo sobrou a frustração de não se achar merecedor de se amar ou acreditar nesse amor-próprio? Você trata alguém com carinho ao ajudá-lo, mas se enche de defeitos, não sendo nenhum pouco compassivo consigo mesmo?

Pois é, uma das explicações para isso pode ser a maneira como você foi tratado na infância. Pode ter havido falta de carinho e amor por parte dos seus pais ou dos cuidadores ou mesmo exagero nesse carinho e amor. Você não teve quem lhe desse amor de forma gratuita, sem que fosse preciso fazer algo notável, e cresceu com a ideia de que não deve ser amado simplesmente pelo que é: alguém confiável, ético e honesto. Se não fizer sempre algo bom, admirável as pessoas não devem amá-lo. Você não consegue dizer para si mesmo que é bom o bastante simplesmente por ser ético e honesto, tem que ser mais alguma coisa, ter mais alguma coisa. O problema é que sempre temos a necessidade de sermos mais alguma coisa, termos alguma coisa. Então, pensando assim, nunca teremos o direito de nos amar se não formos mais alguma coisa ou tivermos mais alguma coisa.

Agora, por exemplo, se você tinha carinho e amor mesmo quando não respeitava seus pais, não cumprisse com sua palavra, com seus deveres, porventura aprendeu que as pessoas devem o amar apesar de sua falta de ética e honestidade, qualidades que você talvez nem perceba que estejam lhe faltando. Você cobra isso das pessoas, mesmo não sendo digno desse amor. Vai ao outro extremo, o de ser amado por ser alguém que se julga dotado de habilidades especiais, o que beira o pensamento mágico. Isso faz você acreditar que não precisa ser o básico: confiável em sua ética e honestidade.

Se aquela criança não foi limitada nem estimulada por meio do afeto pelos pais, quem agora tem a árdua missão de fazer isso? Você mesmo. Como? Voltando àquela sua versão infantil a fornecendo amor. Mesmo que ela não tenha ido bem naquela prova depois de estudar muito. Apesar de ela se sentir  com medo de perder na competição do clube e a perder, você dirá que a ama e lhe abraçará com carinho.

Ou, por outro lado, dando limites para aquela criança como forma de cuidado, dizendo que não há necessidade de o tempo todo ser lembrada de que a amam, mas precisa sim, ser confiável, ser alguém que não se prejudica nem prejudica alguém. Isso é o suficiente para que o tratem bem e você mereça se tratar bem.

Imagem: https://emotioncard.com.br/mensagens-de-amor-proprio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas