Por que nos Tornamos "Reclamões" Crônicos — e suas consequências
Se por um lado temos prazer em estar em companhia de algumas pessoas, por outro, suportamos ter um dedo de prosa com outras, pois se queixam o tempo todo.
Mas por que algumas pessoas
reclamam tanto? O primeiro ponto é que elas não fazem isso por gostarem, mas
porque, de certa forma, precisam. Reclamar pode se tornar um meio de aliviar a
ansiedade. Sim, essas pessoas partem do princípio de que se desabafarem se
sentirão melhores. E sentirão mesmo, ao menos momentaneamente. Logo, se trata
de um comportamento de segurança que mantém o comportamento de reclamar.
Funciona mais ou menos assim. Situação:
trabalho. Pensamento Automático: sempre fico com a pior parte do trabalho ou
sempre trabalho mais que os outros. Reação: tristeza, ansiedade e o comportamento de
reclamar, pois reclamar pode o levar a obter ajuda. Tal como, pode ser usado
como justificativa: se não der conta do trabalho já havia avisado que sua parte era a mais difícil. Se alguém ajuda, se mantém esse
comportamento de reclamar. Se alguém deixa de ser cobrado pelo fato de reclamar, também há a manutenção do comportamento de reclamar. Assim sendo, seria bom
questionar as evidências de que sua parte no trabalho é a mais difícil ou de
que não dará conta. Isso é um fato? E se for, o que diz respeito a você? O que
pode ser feito em relação a isso?
Mas isso ocorre fora do
trabalho também. E uma explicação para esse reclamar geral é a de que comumente
algumas pessoas se apegam muito mais ao lado negativo das coisas e não vêm
solução para os problemas — ou os criam — isso causa tensão e então reclamam
para aliviar essa tensão. Porém pode ser que reclamando, as pessoas se afastem
confirmando a crença de que as coisas estão ruins de fato.
Outra explicação é a de que
pensamentos negativos, embora tão intensos quanto os positivos, estimulam mais
a atividade neural, pois o cérebro os capta de forma mais ligeira e fácil. Sem
contar que a repetição dessas atitudes dispara e reativa os neurónios dando
origem ao nosso comportamento negativo, ou seja aprendemos por repetição esse
comportamento queixoso (HANSON, Rick, 2017).
Um “ganho” provável do
reclamão é a atenção, mostrar que suas vidas estão piores, é um meio de serem
acolhidos, ao menos por algum tempo, uma vez que, como já expliquei, a
persistência nas queixas afasta as pessoas.
Por que alguém se torna queixoso? Exigência de uma alta performance incompatível com a realidade (perfeccionismo
e baixa autoestima) e não conseguir ver o lado positivo das coisas são alguns
aspectos implicados na questão.
Questão que vai além de nosso cérebro tender a ver mais o lado negativo de tudo. Isso foi o que nos fez sobreviver, vendo perigo em tudo, antecipando o que de pior nos aconteceria, mas isso era útil há muito, muito tempo. Agora é muito mais prejudicial do que benéfico pensar e agir assim, danifica o cérebro, pode nos adoecer, por exemplo, levar à depressão.
Mudar a maneira de ver a si
mesmo, as pessoas e o mundo, ser mais responsável por suas atitudes são pontos
para ser mais autônomo e agradável.
Desse modo, o início de um trabalho de modificação desse comportamento queixoso se dá por questionar quais as vantagens de manter esse comportamento? E quais as desvantagens? Igualmente refletir sobre se o mundo é de fato como você pensa. Que outros pensamentos você poderia ter a respeito dele? Pensar diferente o faz sentir menos ansioso ou triste? O que o impede de manter esse novo pensamento?
Para finalizar, vale a pena enfatizar que reclamar demais traz danos ao cérebro, nos torna propensos a doenças como
o Alzheimer, cardiopatias, prejudica o sistema imunológico, além de não
resolver coisa alguma, somente manter os problemas.
Referências
BECK, Judith S. Terapia
Cognitivo-comportamental Teoria e Prática. Ed. Artmed, 2014.
HEBB,
Donald; MERZENICH Michael; HANSON, Rick. Science Explains What Happens to
Someone’s Brain From Complaining Every Day. 2017. Disponível em: https://www.powerofpositivity.com/complaining-changes-brain-anxious-depressed-research/.
Acesso em: 22 de nov de 2020.
Imagem: https://oestadonet.com.br/noticia/11442/profissional-que-reclama-de-tudo-desequilibra-o-ambiente-de-trabalho/
Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de outros especialistas.
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