Por que nos Tornamos "Reclamões" Crônicos — e suas consequências

 

   

Se por um lado temos prazer em estar em companhia de algumas pessoas, por outro, suportamos ter um dedo de prosa com outras, pois se queixam o tempo todo.

Mas por que algumas pessoas reclamam tanto? O primeiro ponto é que elas não fazem isso por gostarem, mas porque, de certa forma, precisam. Reclamar pode se tornar um meio de aliviar a ansiedade. Sim, essas pessoas partem do princípio de que se desabafarem se sentirão melhores. E sentirão mesmo, ao menos momentaneamente. Logo, se trata de um comportamento de segurança que mantém o comportamento de reclamar.

Funciona mais ou menos assim. Situação: trabalho. Pensamento Automático: sempre fico com a pior parte do trabalho ou sempre trabalho mais que os outros. Reação: tristeza, ansiedade e o comportamento de reclamar, pois reclamar pode o levar a obter ajuda. Tal como, pode ser usado como justificativa: se não der conta do trabalho já havia avisado que sua parte era a mais difícil. Se alguém ajuda, se mantém esse comportamento de reclamar. Se alguém deixa de ser cobrado pelo fato de reclamar, também há a manutenção do comportamento de reclamar. Assim sendo, seria bom questionar as evidências de que sua parte no trabalho é a mais difícil ou de que não dará conta. Isso é um fato? E se for, o que diz respeito a você? O que pode ser feito em relação a isso?

Mas isso ocorre fora do trabalho também. E uma explicação para esse reclamar geral é a de que comumente algumas pessoas se apegam muito mais ao lado negativo das coisas e não vêm solução para os problemas — ou os criam — isso causa tensão e então reclamam para aliviar essa tensão. Porém pode ser que reclamando, as pessoas se afastem confirmando a crença de que as coisas estão ruins de fato.

Outra explicação é a de que pensamentos negativos, embora tão intensos quanto os positivos, estimulam mais a atividade neural, pois o cérebro os capta de forma mais ligeira e fácil. Sem contar que a repetição dessas atitudes dispara e reativa os neurónios dando origem ao nosso comportamento negativo, ou seja aprendemos por repetição esse comportamento queixoso  (HANSON, Rick, 2017).

Um “ganho” provável do reclamão é a atenção, mostrar que suas vidas estão piores, é um meio de serem acolhidos, ao menos por algum tempo, uma vez que, como já expliquei, a persistência nas queixas afasta as pessoas.

Por que alguém se torna queixoso? Exigência de uma alta performance incompatível com a realidade (perfeccionismo e baixa autoestima) e não conseguir ver o lado positivo das coisas são alguns aspectos implicados na questão.

Questão que vai além de nosso cérebro tender a ver mais o lado negativo de tudo. Isso foi o que nos fez sobreviver, vendo perigo em tudo, antecipando o que de pior nos aconteceria, mas isso era útil há muito, muito tempo. Agora é muito mais prejudicial do que benéfico pensar e agir assim, danifica o cérebro, pode nos adoecer, por exemplo, levar à depressão.

Mudar a maneira de ver a si mesmo, as pessoas e o mundo, ser mais responsável por suas atitudes são pontos para ser mais autônomo e agradável.

Desse modo, o início de um trabalho de modificação desse comportamento queixoso se dá por questionar quais as vantagens de manter esse comportamento? E quais as desvantagens? Igualmente refletir sobre se o mundo é de fato como você pensa. Que outros pensamentos você poderia ter a respeito dele? Pensar diferente o faz sentir menos ansioso ou triste? O que o impede de manter esse novo pensamento? 

Para finalizar, vale a pena enfatizar que reclamar demais traz danos ao cérebro, nos torna propensos a doenças como o Alzheimer, cardiopatias, prejudica o sistema imunológico, além de não resolver coisa alguma, somente manter os problemas.

Referências

BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-comportamental Teoria e Prática. Ed. Artmed, 2014.

HEBB, Donald; MERZENICH Michael; HANSON, Rick. Science Explains What Happens to Someone’s Brain From Complaining Every Day. 2017. Disponível em: https://www.powerofpositivity.com/complaining-changes-brain-anxious-depressed-research/. Acesso em: 22 de nov de 2020.

Imagem: https://oestadonet.com.br/noticia/11442/profissional-que-reclama-de-tudo-desequilibra-o-ambiente-de-trabalho/

Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de outros especialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Sentimos Saudade Até de Quem Nos Fez Mal?

O Que São Pensamentos Automáticos?

Fiz a Escolha Errada. E Agora? Como Fazer Boas Escolhas