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Um pouco sobre Neuropsicopedagogia

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imagem: unimesp            A  neurociência   (que tem sua origem no grego neurosque (= nervos, ou seja, o estudo do sistema nervoso) e a  psicologia  (que estuda os processos mentais e o comportamento humano) trazem uma nova concepção para o campo da aprendizagem e da educação, chamada de neuropsicologia e de neuroeducação. Além da contribuição dessas duas áreas na neuroeducação, a  pedagogia  entra nesse contexto como terceiro elemento para fechar um ciclo de novas possibilidades e ampliações da visão educacional, pois essa ciência, como seu próprio nome já traduz (paidos = criança e gogia = conduzir ou acompanhar), estuda a educação e a didática de maneira conjunta para favorecer a aprendizagem. Nasce então a  neuropsicopedagogi a , uma junção dos conhecimentos da  neurociência, da psicologia e da pedagogia , em prol da educação e de suas novas possibilidades em aprendizagem. Schneider, Cleussi; Souza, Karlen e Chupil, Priscila.  Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem.  p.1

O que é a Terapia Cognitiva Comportamental

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imagem: pinterest A T erapia Cognitivo-comportamental ou, como prefiro chamar, simplesmente Terapia Cognitiva traz um formato de  psicoterapia  no qual o terapeuta e o paciente trabalham de maneira colaborativa para identificar e resolver problemas. Os terapeutas auxiliam ativamente os pacientes a superar as dificuldades, trabalhando com seus pensamentos, comportamentos e reações emocionais.  Ainda de acordo com um artigo publicado na  Revista Brasileira de Terapias Cognitivas , de  2016,  a TCC se fundamenta na racionalidade teórica de que  os pensamentos, sentimentos e comportamentos se encontram  estreitamente interligados. Conforme essa premissa, a maneira  como a pessoa se comporta e se sente é diretamente associada  pela sua forma de processar e estruturar a realidade através de  suas cognições. Neste sentido, o modo como o indivíduo interpreta  as situações vivenciadas influenciará os seus sentimentos  e ações, mais do que a situação em si (Beck & Alford, 2011, apud   As